segunda-feira, 29 de outubro de 2012

2° Semana de regência do ensino da língua Portuguesa(por Uiara Dantas)

Oi gente!boa tarde.
É com muita satisfação que venho através dessa postagem falar sobre a 2° semana de regência do ensino da língua portuguesa no 3° ano J do COLEM,gente que experiência maravilhosa,apesar do medo de errar em algum momento mais passa assim que entro na sala,a turma está sendo mais que especial em participar com vontade mesmo das atividades propostas em sala,fazem tudo com muito carinho e atenção!
Na primeira entrada,2° aula da quarta-feira,começamos com a atividade do email depois no segundo momento o texto'' nois mudemo'',houve  a apresentação e discussão do texto seguido da atividade em grupo eles gostaram muito,falamos sobre o bullyings e tema como a educação é o gancho da vida,com discussões sobre as variações linguísticas.
Fotos da atividade do email:























Fotos da Atividade do segundo momento da aula do estágio de regência da língua portuguesa,onde os alunos se dividiram em equipes,trabalhando o texto ''nóis mudemo''.






























No terceiro momento a explicação do conteúdo ''variações linguisticas'',foi muito discutido em sala a questão da regionalidade onde os alunos puseram coisas a respeito da forma de falar.









Agora observações como professora regente.
Usei esse pensamento na consideração da língua inglesa e volto a repetir aqui,segundo Piaget,o conhecimento nasce com a experiencia e no decorrer dessas duas semanas sinto que é verdade,a turma prepara o professor e como ele irá aplicar os questionamentos e os ensinamentos para aquela determinada turma,muitas vezes o mesmo professor entra em outras turmas no decorrer do dia,no meu caso só estou regendo uma turma e como eles nos ganham!Está sendo mais que especial para o meu entendimento com uma futura profissional do ensino,ainda engatinhando a passos lentos percebo que é importante mudar de posturas e ajudar cada vez mais no ensino da nossa língua materna.Estou gostando demais apesar de confessar a minha total inexperiência.Espero sinceramente que nessa última semana que serei a professora regente descobrir a formula de um melhor aprendizado como professora!

Com Carinho
Uiara Dantas


2° Semana Estágio língua Inglesa (por Uiara Dantas)

Boa tarde Pessoal,
Bom é com muita felicidade que venho postar sobre a 2° semana do estágio língua Inglesa!O 3° J está me surpreendendo,passamos na primeira aula o texto Yes nós falamos english II e a compreensão das palavras foram bem rápidas, eles adoraram  o texto e logo então começaram a tradução!
Atentamos para os cognatos e os falsos cognatos e para professora de primeira viagem até que estou me saindo bem.
No segundo momento da aula pedimos que eles formassem  grupos de 4 pessoas e assim totalizou 6 grupos, distribuímos os envelopes com as frases já cortadas e pedimos que eles colassem num cartaz,eles adoraram.Percebi de novo a internalização do vocabulário deles.

Agora minha consideração sobre que tipo de professora estou sendo;comecei pensando em ser mais tradicional mais vejo a modificação durante as aulas,melhorando a cada dia que passa.
De acordo com Piaget o conhecimento nasce com a experiencia então estou acreditando nisso e me apaixonando pelo ensino de língua inglesa,está sendo uma das melhores experiências que já tive e sempre fico ansiosa para chegar o dia,a aula.
Primeiro momento da aula Yes nós falamos English II.(segunda-feira 5° aula)

Segundo momento da aula todos os grupos(Sexta-feira 2° Aula)
Boa expectativas para as próximas aulas.
E para não ficar muito repetitivo peço que se façam minhas as imagens do meu colega de estágio,José Clécio.

Bjussss carinhosos
Eu,Uiara Dantas



domingo, 28 de outubro de 2012

CONSIDERAÇÕES DA 2ª SEMANA DE ESTÁGIO DE LÍNGUA INGLESA

BOA TARDE GALERA,

É com muito prazer que mais uma vez retorno a esse espaço de partilha das experiências do momento de estágio que estamos realizando com vista à conclusão do nosso curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês.
Na segunda semana do nosso estágio de Língua Inglesa foi muito legal porque os alunos apesar de conversarem muito realizam as atividades que são pedidas. Nessa semana demos continuidade aos trabalhos iniciados na primeira semana e quase conseguimos concluir o nosso plano que serviu para as duas semanas.
Fizemos a leitura de um texto que fala sobre a importância e a influência da Língua Inglesa na nossa vida por intermédio da globalização.
Trabalhamos nessa semana um texto onde onde levamos os alunos a perceber o quanto de vocabulário da língua inglesa está presente no cotidiano de cada um deles foi o texto: Yes, Nós falamos English. Essa parte da aula foi muito brihante até para n´so estagiários que muitas vezes não paramos pra pensar o quanto utilizamos a língua inglesa sem mesmo fazer relação da tradução desse vocabulário no nosso cotidiano. Assim acredito também que os alunos sentiram esse sentimento até mesmo porque demonstraram isso para nós.
Finalizamos este segundo encontro com a atividade de sondagem para verificar o quanto nossos alunos do estágio conhecem na língua, sua estrutura e funcionamento. Formamos equipe para a realização do trabalho e ambas colaram em papel madeira frases em inglês e suas respectivas frases de traduções ao lado, percebemos que essa atividade levou-os a se concentrarem bastante na aula. Não deu para concluir porque era apenas uma aula que foi na sexta essa atividade. Mas continuaremos na semana vindoura e no mais foi muito boa essa semana embora tiveram alguns alunso que não estavam presentes em alguns dos momentos de aula dessa semana. Abaixo seguem as fotos que comprovam tudo o que já foi dito e espero que gostem e toda semana permaneçam acessando nosso blog pois nosso estágio ainda está chegando ao meio da carga horária que ainda temos que cumprir. Beijosssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.

By José Clécio.
TRABALHO COM O TEXTO: YES, NÓS FALAMOS ENGLISH.
TRABALHO COM O TEXTO: YES, NÓS FALAMOS ENGLISH.

TRABALHO COM O TEXTO: YES, NÓS FALAMOS ENGLISH.

EQUIPE REALIZANDO A ATIVIDADE DE SONDAGEM

TODAS AS EQUIPES REALIZANDO A ATIVIDADE DE SONDAGEM

ACOMPANHAMENTO DO ESTAGIÁRIO À EQUIPE REALIZANDO A ATIVIDADE DE SONDAGEM




EQUIPE REALIZANDO A ATIVIDADE DE SONDAGEM

EQUIPE REALIZANDO A ATIVIDADE DE SONDAGEM

FRASE DE REFLEXÃO DA AULA DO DIA 26/10/2012

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Considerações da 1ª Semana do Estágio de Língua Portuguesa

Bom dia, pessoal.


O Estágio de Regência de Língua Portuguesa é o de maior carga horária desse período de estágio além de o mais complexo pois trabalha com diversas habilidades da Língua Portuguesa sendo muito difícil desenvolvê-las nos alunos até mesmo sendo competências, habilidades da nossa língua materna. 
O alunado não consegue associar as competências e habilidades desenvolvidas na escola com o seu cotidiano, ou talvez, os professores regentes de Língua Portuguesa não estão conseguindo trabalhá-las, nem tão pouco utilizá-las nas necessidades da língua do dia-a-dia.
Nesse contexto, nota-se o quanto as aulas de Língua Portuguesa bem como as demais, melhor, o ensino de uma forma global estão se relativizando por causa da situação acima mencionada. Muitos alunos diria 99% desse público só estão na escola muitas vezes por causa do bolsa-família, isso, se tratando do corpo discente do ensino fundamental, no entanto, essa situação reflete completamente no cenário do ensino médio e se esses chegarem a cursar ensino superior, a situação de calamidade educacional vai só aumentando. 
Mas, ainda há alunos que ainda acreditam e lutam para estar presente e participar desse processo de ensino/aprendizagem para adquirir melhores situações no futuro, um bom emprego, uma boa casa, enfim, uma vida melhor para si e para sua família.
Na primeira semana de estágio com o 3º J no Luiz Eduardo foi interessante por que apesar de um cenário complexo da educação na Bahia por causa da greve com tempo prolongado que ocorreu recentemente muitos ainda permaneceram na escola e a nós estagiários dessa turma e aos demais estagiários das outras turmas cabe uma enorme responsabilidade para trabalhar com esse público.
Nessa primeira semana relatarei minhas considerações a respeito desse primeiro momento de experiência no meu estágio de Língua Portuguesa. Tivemos 4 aulas com eles nessa semana,  já consegui perceber que eles apesar de conversarem um pouco além da conta, são alunos muito bons que participam da aula mesmo que nesse primeiro momento reagiram nas primeiras atividades não querendo se mexer de lugares mas aos poucos conseguimos fazer com que eles participassem mais. 
A minha primeira impressão é que com certeza conseguiremos fazer um bom trabalho. No mais seguem as fotos das atividades desenvolvidas nessa semana. 
Mesmo sendo a primeira semana já estou gostando muito da turma e da escola, a experiência inicial já começa a ser interessante embora existam outros fatores que não contribuem para que a nossa experiência seja de fato completa e incrível, mas, façamos sempre o que há de melhor mesmo quando haja muitas dificuldades, pois como dizia o grande poeta Fernando Pessoa, "Tudo vale apena se a alma não é pequena" e eu concordo literalmente, porque temos que fazer valer apena tudo aquilo que sonhamos e acreditamos mesmo sendo difícil, mas chegaremos lá.

By José Clécio de Sousa.
FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL

JOSÉ CLÉCIO NO FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL

DISCUSSÃO SOBRE AS PLACAS COM ERROS ORTOGRÁFICOS

DISCUSSÃO SOBRE AS PLACAS COM ERROS ORTOGRÁFICOS

MOMENTO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

MOMENTO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

MOMENTO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

domingo, 21 de outubro de 2012

Ensinando para aprender



Boa Tarde a todos.

Ensinando para aprender será nosso cantinho onde postaremos tudo que acontecerá no estágio de regência do ensino médio,onde acontecerá no colégio Luis Eduardo Magalhães.
Esperamos que curtam bastante!!
Quem somos nós?José Clécio e Uiara Dantas do 8° período de Letras da Fasete!

Sem mais,atenciosamente
José Clécio e Uiara Dantas




Considerações sobre a 1ª Semana do Estágio de Língua Inglesa (By José Clécio)


Boa Tarde a todos.

O Estágio de Língua Inglesa do Curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Sete de Setembro realizado pelos professores estagiários do VIII período teve início dia 16 de Outubro de 2012 e terminará possivelmente dia 23 de Novembro do corrente ano.
Para a sociedade civil e também para nós atuantes na área de educação e para os futuros professores esse é um momento ímpar na conclusão de nossa formação acadêmica, pois é o momento que iremos sentir na pele e perceber na prática o sentido da profissão do magistério, que na minha opinião é a mais sublime de todas as demais profissões pois afinal de contas, todas as profissões passam pela sala de aula. Portanto, tem que ser exercida da melhor forma bem como com muita seriedade no sentido de compromisso em transformação dessa realidade gritante que aí está.
Nota-se pela experiência da 1ª semana de estágio com o 3º J que é a minha turma de regência que a realidade mostra-se completamente diferente de todas as teorias que estudamos na FASETE durante 4 anos, porém, como dizia Fernando Pessoa,  navegar é preciso.
Ouço muitos comentários de professores regentes que afirmam e reafirmam: tudo o que vimos de bom e bonito na faculdade não tem nada a ver com o dia-a-dia da sala de aula, entretanto, não consigo perceber que esses professores estão dando de fato o seu melhor, ou tentando de todas as maneiras fazer com que a sala de aula seja um lugar agradável e de aprendizagem para seus alunos, não quero dizer aqui, que seja fácil o ofício do professor, mas que de tudo tem que ser feito para a melhoria desses cidadãos que são nossos alunos, por que são seres pensantes e assim têm que serem formados, embora, seja um assunto extremamente complexo de se discutir e de trabalhar por que elenca uma série de questões que levarão muito tempo para seres discutidas e colocadas em prática.
Venho aqui relatar minhas considerações acerca dessa primeira semana de experiência no meu estágio de Língua Inglesa. Só tivemos uma aula com eles nessa semana, porque o início do estágio coincidiu com o feriado do dia dos professores. 
Na primeira aula de Língua Inglesa na turma já consegui perceber que eles não odeiam a língua ou pelo menos não expressaram esse sentimento negativo com relação a língua estrangeira trabalhada por meio dos questionamentos iniciais que foram: Você gosta de estudar Inglês? Porque? Você sabe qual a importância de se aprender a Língua Inglesa? De que forma podemos usar a Língua Inglesa sem sair do Brasil? Não deu tempo de conversarmos a respeito das questões propostas, mas, na próxima aula daremos continuidade com a discussão. 
A minha primeira impressão é que a turma é muito boa e que com certeza conseguiremos fazer um excelente trabalho. No mais seguem as fotos das equipes que foram formadas para responder e debater entre eles o questionamentos acima descritos. 
Mesmo sendo a primeira semana já estou gostando muito da turma e da escola, a experiência inicial já começa a ser interessante embora existem outros fatores que não contribuem para que a nossa experiência seja de fato completa e incrível, mas, façamos sempre o que há de melhor mesmo quando haja muitas dificuldades, pois como dizia o grande poeta Fernando Pessoa, "Tudo vale apena se a alma não é pequena" e eu concordo literalmente, porque temos que fazer valer apena tudo aquilo que sonhamos e acreditamos mesmo sendo difícil, mas chegaremos lá.
Discussão dos Questionamentos sobre a Língua Inglesa.

Todas as equipes discutindo os questionamentos