domingo, 21 de outubro de 2012

Considerações sobre a 1ª Semana do Estágio de Língua Inglesa (By José Clécio)


Boa Tarde a todos.

O Estágio de Língua Inglesa do Curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Sete de Setembro realizado pelos professores estagiários do VIII período teve início dia 16 de Outubro de 2012 e terminará possivelmente dia 23 de Novembro do corrente ano.
Para a sociedade civil e também para nós atuantes na área de educação e para os futuros professores esse é um momento ímpar na conclusão de nossa formação acadêmica, pois é o momento que iremos sentir na pele e perceber na prática o sentido da profissão do magistério, que na minha opinião é a mais sublime de todas as demais profissões pois afinal de contas, todas as profissões passam pela sala de aula. Portanto, tem que ser exercida da melhor forma bem como com muita seriedade no sentido de compromisso em transformação dessa realidade gritante que aí está.
Nota-se pela experiência da 1ª semana de estágio com o 3º J que é a minha turma de regência que a realidade mostra-se completamente diferente de todas as teorias que estudamos na FASETE durante 4 anos, porém, como dizia Fernando Pessoa,  navegar é preciso.
Ouço muitos comentários de professores regentes que afirmam e reafirmam: tudo o que vimos de bom e bonito na faculdade não tem nada a ver com o dia-a-dia da sala de aula, entretanto, não consigo perceber que esses professores estão dando de fato o seu melhor, ou tentando de todas as maneiras fazer com que a sala de aula seja um lugar agradável e de aprendizagem para seus alunos, não quero dizer aqui, que seja fácil o ofício do professor, mas que de tudo tem que ser feito para a melhoria desses cidadãos que são nossos alunos, por que são seres pensantes e assim têm que serem formados, embora, seja um assunto extremamente complexo de se discutir e de trabalhar por que elenca uma série de questões que levarão muito tempo para seres discutidas e colocadas em prática.
Venho aqui relatar minhas considerações acerca dessa primeira semana de experiência no meu estágio de Língua Inglesa. Só tivemos uma aula com eles nessa semana, porque o início do estágio coincidiu com o feriado do dia dos professores. 
Na primeira aula de Língua Inglesa na turma já consegui perceber que eles não odeiam a língua ou pelo menos não expressaram esse sentimento negativo com relação a língua estrangeira trabalhada por meio dos questionamentos iniciais que foram: Você gosta de estudar Inglês? Porque? Você sabe qual a importância de se aprender a Língua Inglesa? De que forma podemos usar a Língua Inglesa sem sair do Brasil? Não deu tempo de conversarmos a respeito das questões propostas, mas, na próxima aula daremos continuidade com a discussão. 
A minha primeira impressão é que a turma é muito boa e que com certeza conseguiremos fazer um excelente trabalho. No mais seguem as fotos das equipes que foram formadas para responder e debater entre eles o questionamentos acima descritos. 
Mesmo sendo a primeira semana já estou gostando muito da turma e da escola, a experiência inicial já começa a ser interessante embora existem outros fatores que não contribuem para que a nossa experiência seja de fato completa e incrível, mas, façamos sempre o que há de melhor mesmo quando haja muitas dificuldades, pois como dizia o grande poeta Fernando Pessoa, "Tudo vale apena se a alma não é pequena" e eu concordo literalmente, porque temos que fazer valer apena tudo aquilo que sonhamos e acreditamos mesmo sendo difícil, mas chegaremos lá.
Discussão dos Questionamentos sobre a Língua Inglesa.

Todas as equipes discutindo os questionamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.