segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Considerações da 1ª Semana do Estágio de Língua Portuguesa

Bom dia, pessoal.


O Estágio de Regência de Língua Portuguesa é o de maior carga horária desse período de estágio além de o mais complexo pois trabalha com diversas habilidades da Língua Portuguesa sendo muito difícil desenvolvê-las nos alunos até mesmo sendo competências, habilidades da nossa língua materna. 
O alunado não consegue associar as competências e habilidades desenvolvidas na escola com o seu cotidiano, ou talvez, os professores regentes de Língua Portuguesa não estão conseguindo trabalhá-las, nem tão pouco utilizá-las nas necessidades da língua do dia-a-dia.
Nesse contexto, nota-se o quanto as aulas de Língua Portuguesa bem como as demais, melhor, o ensino de uma forma global estão se relativizando por causa da situação acima mencionada. Muitos alunos diria 99% desse público só estão na escola muitas vezes por causa do bolsa-família, isso, se tratando do corpo discente do ensino fundamental, no entanto, essa situação reflete completamente no cenário do ensino médio e se esses chegarem a cursar ensino superior, a situação de calamidade educacional vai só aumentando. 
Mas, ainda há alunos que ainda acreditam e lutam para estar presente e participar desse processo de ensino/aprendizagem para adquirir melhores situações no futuro, um bom emprego, uma boa casa, enfim, uma vida melhor para si e para sua família.
Na primeira semana de estágio com o 3º J no Luiz Eduardo foi interessante por que apesar de um cenário complexo da educação na Bahia por causa da greve com tempo prolongado que ocorreu recentemente muitos ainda permaneceram na escola e a nós estagiários dessa turma e aos demais estagiários das outras turmas cabe uma enorme responsabilidade para trabalhar com esse público.
Nessa primeira semana relatarei minhas considerações a respeito desse primeiro momento de experiência no meu estágio de Língua Portuguesa. Tivemos 4 aulas com eles nessa semana,  já consegui perceber que eles apesar de conversarem um pouco além da conta, são alunos muito bons que participam da aula mesmo que nesse primeiro momento reagiram nas primeiras atividades não querendo se mexer de lugares mas aos poucos conseguimos fazer com que eles participassem mais. 
A minha primeira impressão é que com certeza conseguiremos fazer um bom trabalho. No mais seguem as fotos das atividades desenvolvidas nessa semana. 
Mesmo sendo a primeira semana já estou gostando muito da turma e da escola, a experiência inicial já começa a ser interessante embora existam outros fatores que não contribuem para que a nossa experiência seja de fato completa e incrível, mas, façamos sempre o que há de melhor mesmo quando haja muitas dificuldades, pois como dizia o grande poeta Fernando Pessoa, "Tudo vale apena se a alma não é pequena" e eu concordo literalmente, porque temos que fazer valer apena tudo aquilo que sonhamos e acreditamos mesmo sendo difícil, mas chegaremos lá.

By José Clécio de Sousa.
FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL

JOSÉ CLÉCIO NO FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL

DISCUSSÃO SOBRE AS PLACAS COM ERROS ORTOGRÁFICOS

DISCUSSÃO SOBRE AS PLACAS COM ERROS ORTOGRÁFICOS

MOMENTO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

MOMENTO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

MOMENTO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.